ARQUIVO


Plano de governo de Nandão para prefeito e Reinaldo para vice (Campanha outubro/2012)















Social: Prefeito Nicanor e médico Nacarato recebem títulos de Cidadãos Palestinenses

O EVENTO SOCIAL SUPERLOTOU A CÂMARA MUNICIPAL NA NOITE DO DIA 20 DE MAIO DE 2011

Fotos exclusivas, de nosso repórter fotográfico Bruno Rafael Castor

Destaque em primeiro Plano para o Dr. Nacarato, e o prefeito Nicanor Branco 

Prefeito Nicanor e esposa (à esquerda) e Dr. Nacarato e esposa (à direita) 


Os homenageados com titulos de Cidadãos Palestinenses aguardam a vez de falarem 
Público Prestigiou: A Câmara Municipal de Palestina ficou superlotada (Coisa rara de se ver) 
Outra foto mostrando quase que a totalidade do público que ocupou todos os assentos 








Dr. Nacarato ocupando a Tribuna Livre para suas manifestações 





Depois foi a vez do prefeito Nicanor fazer suas esplanações públicas 
























Dr. Nacarato, festejando o título com a esposa Branca, vereadora e ex-presidente da Casa 

Foto dos homenageados com alguns vereadores e também com suas esposas 








O prefeito exibe seu título ao qual "agradeceu por ter sido homenageado" 



Os dois homenageados posam para fotos com os títulos em mãos; Enfim, a consagração 














Vereadores acompanham de suas mesas a sessão solene pela homenagem aos dois ilustres 


Ceciliano, presidente da Câmara aplaude a entrega dos títulos aos dois homenageados 





A NOTÍCIA COMPLETA SERÁ DIVULGADA EM CADERNO ESPECIAL DO DIA DA CIDADE NO  JORNAL IMPRESSO NO FINAL DA SEMANA QUE VEM, PRÓXIMO AO DIA DA CIDADE



ENQUETE DO ORKUT VIRA CABO-DE-GUERRA EM PALESTINA


Cabos eleitorais virtuais de Reinaldo Cunha e do prefeito Nicanor levam disputa para o lado pessoal
REINALDO CUNHA (PSDB E EX-PSB) E O PREFEITO NICANOR BRANCO

De dezembro de 2010 a fevereiro deste ano, o Jornal da Região manteve em sua Comunidade Orkut uma enquete de cunho político-eleitoral, apontando os nomes de nove dos políticos mais lembrados e citados por populares nas ruas, para apurar a preferência dos internautas na intenção de votos ao pleito do próximo ano para prefeito no município. Mas o que era para ser um debate sadio acabou virando ‘politicagem’. Tudo, por causa do tráfico de influência dos simpatizantes e partidários do prefeito Nicanor Nogueira Branco (PTB/14) e de Reinaldo Cunha (PSDB/45), último colocado dos quatro concorrentes à eleição majoritária de Palestina em 2008, pelo seu ex-partido PSB/40, que estavam relacionados na lista para votação.

INTIMIDAÇÃO
E-mails e mensagens (veja matéria à direita) postados por leitores identificados, no Mural de Recados e no Contato/Fale Conosco do site do Jornal da Região, acenavam desde o início para uma possível manipulação no resultado da enquete, onde torcedores dos dois concorrentes finalistas divulgaram a enquete para conhecidos e amigos virtuais de outras cidades, e até mesmo de estados diferentes, solicitando a inscrição deles na comunidade do Jornal a fim de votarem nos nomes previamente solicitados, com o objetivo de forjar a vitória de seus respectivos preferidos na ‘disputa’ do mais indicado, na enquete,  para a cabeça de chapa nas disputas para prefeito, caso a eleição ocorresse ‘hoje’, conforme informava o jornal nas regras da votação.

VITÓRIA DE REINALDO
Embora o índice percentual tenha apontado ao término da enquete um empate técnico de 2 pontos percentuais, Reinaldo Cunha bateu o prefeito por 108 (44%) a 104 (42%) de 242 votos registrados na disputa. Reinaldo Cunha, assumidamente pré-candidato tucano a prefeito em 2012, foi o primeiro a disparar na votação, seguido depois do também pré-candidato à reeleição, prefeito Nicanor Branco. 
E isso ocorreu de forma rápida e sucessiva, nos últimos 20 dias da enquete, enquanto os demais listados permaneciam com votação que atingiam, no máximo, 10 votos. 

NANDÃO LIDERAVA
Esta, por exemplo,  era a votação do atual vice-prefeito Marreco, seguida de Celinho, 7 votos e Nandão, 5. Nas três primeiras semanas da disputa o nome do prefeito registrava 3 votos, contra 2 de Reinaldo e um ou dois votos para o restante. Porém, Nandão, era o que apontava mais indicações, chegando a liderar a enquete com 5 votos, permanecendo na mesma pontuação até o final da disputa. Alguns internautas chegaram a reclamar no campo de comentários da interface (‘’cédula’’) da comunidade, que a forma com que estava sendo conduzida a enquete era desleal para os outros relacionados, o que poderia influenciar negativamente na imagem do jornal como mediador de um embate desta natureza em Palestina, como classificou  um participante, ao avaliar que “aqui a coisa pega fogo quando se trata de pesquisa de intenção de votos”. O que na verdade não era o caso da proposta do jornal, já que realizávamos uma enquete, que tecnicamente é muito distinto da ‘pesquisa’. Porém, ele não errou ao alertar sobre a questão do ‘tráfico de influência’ que considerava injusta aos demais ‘concorrentes’. (SR-Repórter) 



CÉDULA ELEITORAL DO FINAL DA ENQUETE EM NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT

O gráfico padrão fornecido pelo departamento de arte do Orkut, apresenta a computação dos votos e índice percentual, apontando no rodapé a totalização dos participantes, ou eleitores. Cada membro da comunidade, por definição do próprio site, consegue habilitação para votar apenas uma vez. A interface da enquete mostra a data de início e término da enquete (incluindo o horário pré-determinado), sendo que depois disso, mesmo que fique exposto para visualização na comunidade, não pode ser mais votado.
O moderador não tem como operar nenhuma alteração depois de publicar a enquete. Depois de postada, restam duas alternativas: O administrador da comunidade mantém a enquete online ou processa a exclusão do gráfico. Para se ter uma idéia, o nome Nandão (ex-candidato a prefeito), foi postado com erro de digitação. Constava ‘Nadão’, faltando a letra ene (N) entre o A e o D. E não poderia ser corrigido, pois a correção implicaria na eliminação do gráfico da enquete, que como informamos acima, não fica disponível para alterações, a fim de evitar possíveis fraudes por parte de moderadores de má fé.

DESCRIMINAÇÃO DOS ÍTENS DA ‘CHAPA’
No total, 242 membros votaram na enquete com a seguinte pergunta (em caixa alta) no cabeçalho: ’Se hoje tivesse eleição para prefeito, em quem você votaria para cabeça de chapa?’. Outra ítem opcional, na hora da postagem para visualização da enquete para definir se ela ficará livre ou vetada para comentários dos participantes. Por se tratar de uma interatividade democrática, as equipes dos departamentos de arte e redação optaram por deixar o campo livre para manifestações de comentários dos participantes.
Outro detalhe importante é que para votar, o internauta deve ter uma conta no Orkut, e clicar no link ‘Participar da Comunidade’. Portanto, é necessário ser membro de uma comunidade para poder interagir (votar, comentar e até visualizar o conteúdo nela postado).

A LISTA DOS INDICADOS, VOTAÇÃO E PERCENTUAL
Por ordem alfabética os nomes dos políticos que já disputaram cargos políticos por votos populares, relacionamos os nove mais citados, informalmente,  por populares. E a lista da enquete para votação foi constituída nesta ordem, com os seguintes resultados de votos e percentuais: Celinho (6 votos/ 2%); Júnior Farinha (1 voto/ 0%); Marreco (10 votos/ 4%); Nandão (7 votos/2%); Nicanor (104 votos/ 42%);Reinaldo (108 votos/44%); Siderlei (1 voto/ 0%); Ugilton (2 votos/ 0%) e Valter Lió (3 votos/1%).

NOTA: ESTA NOTÍCIA FOI DIVULGADA TAMBÉM NO PERFIL DO ORKUT, E AO SER POSTADO, ROSI VIÇOSO IMEDIANTAMENTE FEZ O SEGUINTE COMENTÁRIO NA PÁGINA DO ÁLBUM SOBRE O ASSUNTO:






===========================================

RIO TURVO NA MIRA DA MINI-USINA:

MINISTRO DAS MINAS E ENERGIA NÃO DEIXA DÚVIDA: "QUALQUER POTENCIAL ENERGÉTICO (E ISSO INCLUI O TALHADÃO), SERÁ UTILIZADO"


Custo ambiental de hidrelétricas no Pantanal não compensa os benefícios, diz engenheiro

Os peixes não chegam à área de reprodução, quando encontram obstáculos, como uma usina. Mas ministro diz que o Brasil não pode abrir mão de qualquer potencial energético.

Fica subentendido que Talhadão não será exceção
O Jornal da Região já publicou matérias informativas e analíticas sobre o futuro da Cachoeira Talhadão, deixando claro que segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, a construção de uma mini hidrelétrica no local  é uma decisão irrevogável. Portanto, os movimentos de protestos de populares liderados por grupos políticos e Ongs, embora tenham ocorrido de forma democrática em busca de promover embates com poderes constituídos, superiores ao patamar do executivo e legislativo local, não podem alterar nada diante desta medida federal.
Uma série de reportagens vem sendo apresentada pela Rede Globo no Globo Natureza sobre a construção de uma grande hidrelétrica e mais de 60 pequenas unidades (parecidas com a do Talhadão), no Rio Paraguai, Pantanal Matrogrossense. Na segunda reportagem da série (que você poderá acompanhar na íntegra nesta matéria do Jornal da Região, incluindo o vídeo da matéria feita pela emissora), é destacado que “o custo ambiental de hidrelétricas no Pantanal não compensa os benefícios, segundo um engenheiro.
A reportagem global mostra também o lado contrário, onde o ministro Edison Lobão afirma: “o Brasil não pode abrir mão de qualquer potencial energético.” O que significa dizer que (colocando palavras na boca de Lobão), “Qualquer potencial energético, de qualquer parte do país, inclui Palestina, Duplo Céu, Rio Turvo e Talhadão”. O que quer dizer que assim como ocorre no Pantanal, onde cerca de 70 mini usinas estão programadas para serem construídas, a mini usina local será uma realidade. É só questão de tempo (Jornal da Região).

VÍDEO-REPORTAGEM COMPLETO DAS HIDRELÉTRICAS NO PANTANAL
Matéria da Rede Globo- Edição do dia 22/04/2011 (Jornal Nacional) 

  

A segunda reportagem do Globo Natureza sobre as hidrelétricas nos rios do Pantanal mostra as obras que estão sendo planejadas para a região nos próximos anos. Tonico Ferreira e Hélio Gonçalves mostram os prós e os contras de se construir usinas num ambiente de harmonia tão rara.
O Pantanal vive dos rios que descem do Planalto Central do Brasil. A água se espalha pela planície em riozinhos - chamados corixos - baías e lagoas, antes de escoar para o Rio Paraguai. E é essa água, que passa devagar pela região, proporciona a abundância de vida no Pantanal.
A passagem da água pelo Pantanal é lenta por uma razão: ele é praticamente plano. Em uma distância de um quilômetro na direção norte-sul, o declive é de três a cinco centímetros apenas.
Quando chove nas cabeceiras dos rios, o Pantanal enche. Na estiagem, ele seca. Essa é a dinâmica natural, diz um fazendeiro de antiga família pantaneira.
“O que é a vida do Pantanal? É o que chamam de pulso. E o que é o pulso? É a variação entre a seca e a cheia. Então, quanto mais pulsa, quanto mais varia, melhor”, explica o pantaneiro Armando Arruda Lacerda.
As hidrelétricas planejadas para região podem mudar essa característica? O pantaneiro acha que sim. Ele teme pela sobrevivência dos peixes do Pantanal.
“É o grande berçário. Se você descer aí embaixo, você vai ver que é um berçário, você vai ver todas as espécies de peixes. E é isso é o que vai realimentar toda a indústria do turismo de pesca”, conta o pantaneiro Armando Arruda Lacerda.
A reportagem mostra como é esse criatório, esse berçário de peixes, com a ajuda do Juca, um cinegrafista especializado em imagens subaquáticas.
O corixo não é fundo e, provavelmente, fica seco durante parte do ano. Quando enche, os peixinhos encontram todos os alimentos de que precisam para crescer. É um aquário: corimbatás, piaus, piraputangas, lambaris, piranhas, cascudos e uma arraia que, com astúcia, tenta se esconder.
Quando adultos, os peixes criados na região sobem os rios para a área de reprodução. Só não chegam lá quando encontram obstáculos: uma cachoeira alta ou uma usina.
Uma das hidrelétricas em estudo fica no Rio Coxim, um dos melhores pontos de pesca de Mato Grosso do Sul. O marco mostra onde o rio seria cortado pela barragem.
Se a usina for aprovada, o reservatório vai cobrir a Cachoeira dos Quatro Pés. O pescador Tião está revoltado.
“Tudo isso debaixo d’água vai virar uma represa de 300 a 400 hectares. Todas essas pedras aqui vão pegar a inundação. Vai pegar uns 15 km, 20 km pra cima”, lamenta o pescador Sebastião Sérgio de Souza.
Inscrições da época colonial ficariam no fundo do lago. Elas foram feitas por desbravadores que saíram de São Paulo e conquistaram terras que eram da Espanha.
“Os portugueses deixaram um sinal, marcaram território, fincaram a sua bandeira, para que hoje nós fossemos, nós somos Brasil, mas fossemos Brasil de Portugal”, explica o guia de turismo Ariel Albrech.
Um engenheiro acha que o custo ambiental não compensa os benefícios.

Das 62 hidrelétricas previstas para os próximos nove anos na região do Pantanal, só uma é de grande porte. As outras são pequenas centrais com produção irrisória. Se todas forem construídas, irão contribuir com apenas 1,33 % da energia hidrelétrica gerada no país. E o período em que elas mais produzem é exatamente quando grande parte das usinas brasileiras estão com os reservatórios cheios, jogando água em excesso pelos vertedouros.
“No ano passado, Itaipu verteu cerca de 400 mw médios. Se a gente somar todo o potencial das bordas do Pantanal, não vai alcançar isso”, disse o professor de engenharia da UFMT, Dorival Gonçalves Júnior.
Para o ministro de Minas e Energia, o Brasil não pode abrir mão de qualquer potencial energético, mesmo que pequeno.
“Se nos abdicamos daqui, abdicamos dali, sob os mais diferentes argumentos, ainda que alguns deles procedentes, como é o caso, por exemplo, do Pantanal, vamos acabar não cumprindo o nosso planejamento energético brasileiro”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.
Institutos de pesquisas, preocupados com o assunto, enviaram documento ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Eles querem que o impacto ambiental das usinas seja avaliado em seu conjunto. Um analista do Ministério do Meio Ambiente está encarregado de formular uma proposta de mudança nas normas de aprovação das hidrelétricas do Pantanal
“Cada empreendimento desse era tocado por um empreendedor. Não é um grupo que está implantando todas. Então, ele só sabe do impacto do que ele está gerando. Ele mesmo não conhece o impacto do próximo. Quem está atento à situação já sabe que a soma disso tudo vai trazer um grande impacto social e ambiental para a região”, explica Cristiano Zinato, analista do Ministério do Meio Ambiente.
Se as usinas forem inevitáveis, o pantaneiro Armando se diz preparado para essa nova adversidade.
“Eles já estão planejando fazer as coisas lá e nós já estamos planejando como superar isso por aqui. O Pantanal é maior, ele é poderoso, ele é muito forte e sobrevive. E o pantaneiro vai sobreviver junto com ele”, contou o fazendeiro Armando Arruda Lacerda.(Texto completo da G1)





PV de Rio Preto divulga vídeo no Youtub, apoiando o líderes do movimento contra a instalação da mini-usina em Palestina

(A PARTIR DO TÍTULO ABAIXO, A MATÉRIA FOI TODA ELABORADA PELO PARTIDO VERDE DE RIO PRETO):



Ambientalistas tentam salvar esta cachoeira no rio Turvo, que
 está prestes a desaparecer para dar lugar a uma hidrelétrica

Cidades Sustentáveis - PVRIOPRETO
A última cachoeira da região de São José do Rio Preto.

Secretarias de Comunicação e Organização PVRIOPRETO - 2011 

O PVRIOPRETO mobilizou-se em defesa da Cachoeira do Talhadão (Palestina/SP). Neste vídeo a abertura da campanha da fraternidade 2011 e a visita de militantes a cahoeira. Em 22/03/11, o comitê da Bacia dos Rios Turvo / Grande, DELIBEROU manifestando-se DESFAVORÁVEL a construção das PCH's. A associação foi de vital importância no processo, não só pelos abaixo-assinados e visitas ao ministério públicos, mas pelas várias manifestações promovidas. (captação e edição: Washington Carvalho).



PALESTINA (SP) - Cerca de 100 pesoas se reuniram dia 11 de setembro de 2010 às margens do Talhadão, em Duplo Céu (Palestina/SP) para protestar contra a anunciada construção, no local, de uma  PCH (Pequena Central Hidrelétrica), terminando com a área de lazer do talhadão. Um manifesto popular marcou o início da luta do povo contra decisões que os líderes do movimento consideram "escondidas" e sem benefício ao povo. (TV RECORD - Programa Balanço Geral)
(Vídeo abaixo, postado no Youtub pelo Jornal da Região- Palestina SP - TV Tube Rede Midial, presente no evento)



PALESTINA (SP) - Isso seria uma realidade para daqui a dois anos, quando está previsto pela empresa Encalso, o início das obras de construção da PCH Talhado e PCH Foz do Preto (Pontes Gestal), anunciando que cada usina geraria cerca de 200 empregos diretos cada, durante a obra, e oito empregos fixos após a construção. Não tem fundamento impedir o acesso do povo à única área de lazer da região por uma produtividade tão pequena de energia e tal número de empregos (Vídeo abaixo, postado no Youtub pela Poléia FM de Palestina).


ARTIGO / OPINIÃO:

Cachoeira sem água - Wilson Romano Calil

Existe cachoeira sem água? Se não existe, dentro de pouco tempo passará a existir. A afirmação provem do fato de que, já em 2011, estão programando iniciar no rio Turvo duas barragens: a primeira a 300 metros da cachoeira do Talhadão; a segunda, no local no Turvo próximo à cidade de Pontes Gestal. Está havendo um silêncio ensurdecedor em relação ao assunto. Esse silêncio é estranhável, a par de ser perigoso. Pelo que um jornal da cidade de Palestina publicou (tendo buscado dados com empreiteiros), as barragens vão inundar vários quilômetros quadrados.
Perguntas: pensou-se em preservar as espécies de peixe no rio Turvo? Ou se fará o povoamento com outras espécies, o que no rio Grande resultou, pela introdução da corvina e do tucunaré, na extinção de oito outras espécies?
A conversa de que haverá escadas para os peixes é conversa de bêbado com delegado. Os tipos de escadas que têm sido feitas nelas peixes não sobem, assim como cavalo não desce escada. Pelo que li, a produção de energia será suficiente para abastecer 120 mil habitantes, o que em termos de hidrelétricas é quantia de pouca monta.
A margem esquerda do Talhadão, onde está a cachoeira, é propriedade da família Tonelli. A Prefeitura de Palestina doou a Divaldo Tonelli com condição de que, aliás é de lei, não houvesse desvio de finalidade. Outra condição é que a cachoeira passaria a ter o nome de seu finado pai, Aldo Tonelli, ex-vice-prefeito de Rio Preto. Ao que estou informado, para as tratativas relativas a construção da barragem da usina hidrelétrica, a família do doador não foi ouvida.
Segundo se afirma, a empreiteira propala que a cachoeira do Talhadão será preservada. Como se fará isso, se o projeto incluir a construção de dois tubulões que vão captar água na barragem e levá-la, aproveitando a força gerada pelo declive, até as proximidades da ponte, que fica abaixo da cachoeira? Deixar-se-a um pouquinho de água na cachoeira, para inglês ver?
O argumento de que o empreendimento gerará empregos é pífio. No final, 12 empregos? Se é por emprego, o governo deveria apoiar financeiramente a pousada existente na margem direita, que pelas  características de localização poderia se transformar numa obra de alcance internacional. Essa, sim, geraria turismo em grandes proporções e empregos os mais variados.
No mundo atual cada vez mais tende-se a buscar energia, no calor produzido pelo átomo. Energia nuclear que, ao contrário do que muitos pensam, em si não produz eletricidade nenhuma, mas é calor que vai movimentar pelo vapor as turbinas. Os grandes reservatórios de água destinam-se ao resfriamento. O que se espera é que o silêncio ensurdecedor ceda lugar a uma campanha de esclarecimento, entre outras finalidades, para que o interesse das empreiteiras não sobrepuje os interesses do país e de seus habitantes.
Cuidado é preciso, parafraseando Fernando Pessoa quando disse: “Navegar é preciso”. Aliás ele nunca disse isso. A frase é de um antigo navegante grego. Como é possível atribuir-se a um autor uma  frase que não lhe pertence? Tudo é possível, até construir uma cachoeira sem água. É esperar para ver.

(NOTA DA REDAÇÃO: TODOS OS TEXTOS DESTA MATÉRIA FORAM ESCRITOS PELOS RESPONSÁVEIS DO PV DE RIO PRETO, INCLUINDO LEGENDAS E TÍTULOS. OS VÍDEOS FORAM EXTRAÍDOS POR ELES DO YOUTUB, E REPOSTADOS NO PRÓPRIO YOUTUB, MATÉRIA ESTA, QUE REPRODUZIMOS ACIMA, CONTRIBUINDO PARA O EMBATE, POSSIBILITANDO AO INTERNAUTA (E LEITOR DO JORNAL DA REGIÃO- PALESTINA SP, OUVIR OS DOIS LADOS DA NOTÍCIA, E CHEGAREM À SUA PRÓPRIA CONCLUSÃO E ENTENDIMENTO).






VÍDEO REPORTAGEM POSTADO NO YOUTUB MOSTRA 
SUPOSTO DESCASO DA PREFEITURA COM DUPLO CÉU


TÍTUTO DA POSTAGEM DO VÍDEO NO YOUTUB

Duplo Céu, distrito de Palestina-SP: Situação da Água e Esgoto


(Vídeo postado por Vereança Rio Preto wellingtonwrs)

(COMENTÁRIOS DO VIDEO NO YOUTUB)

Se fosse apenas isso estaria menos ruim !! E as centenas de buracos que à anos não são arrumados? A mais nova é que agora os moradores terão de pagar R$20,00 para o lixo das casas serem coletados. Depois disso eu já não sei onde estou, o que faço e pra onde vou. 
wellingtonwrs1 1 semana atrás 

Atraves desse video mostrando a realidade de nossa cidade (DUPLO CEU) A TV RECORD de rio preto veio aki fazer uma reportagem ,,esperamos que nossa autoridades acordan ,desse sono profundo ,espero que a tv faça o papel do principe da bela adormecida ,,pois nossas autoridades precisam desperta ,pois eles vivem um sonho maravilhos em viagems i boa vida ,,i nois aqui estamos em um pesadelo eterno,,,
SuperJuliano666 1 semana atrás 

Cade os politicos responsáveis pelo Distrito, só pensam em receber seus salarios, e resolver o problema nada,em época de eleição o distrito fica lotado deles, assim como o esgoto esta agora, acorda mamadores do dinheiro dos contribuintes, que tal começarem atrabalhar............
jbvianna 1 semana atrás 

Este video é a mais pura realidade deste Distrito, parabéns ao povo de Duplo Céu por ter tomado esta decisão, vão em frente o povo unido tem muita força chega de só votar. Reinaldo Cunha
reinaldocunha100 1 semana atrás 

meu deus ate parece que aki é o fim do mundo,,,mais nao é nao,,,ésse esgoto é so o começo !!!!!! sem falar das ruas esburacadas que tem aqui ,,parece ate que choveu bomba de tanto buracos que tem na minha cidade ,,,(duplo ceu) A si nosso prefeito gostase pelo menos um pouquinho ,,, de nois aqui,,,,,,,, ser distrito e´a pior coisa que tem ,,,,,mais um dia venceremos como a força de nosso proprio povo,,somos brasileiros i nao desistimos jamais,,
SuperJuliano666 2 semanas atrás 
video bem editado !!!! Video apoiado gosteii !!!... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário