quinta-feira, 7 de março de 2013

‘Ação Cidade Limpa’ alerta autoridades e vereador Buzina pede que prefeito acione lei para multar donos de lotes sujos


Buzina pede também contratação de fiscal para
averiguação de entulhos e animas soltos nas ruas
A campanha foi sugerida pelo do Jornal da Região e visa fazer com que proprietários mantenham terrenos limpos

Depois de semanas de intensificação do Jornal da Região na denúncia de terrenos sujos até em pontos centrais da cidade, sugerindo que seja realizada em nível municipal uma campanha de “limpeza pública”, visando o bem-estar da população, o vereador Gilberto Beraldo Manhezi , o Buzina (PMDB), apresentou na Câmara Municipal, indicação para que o prefeito coloque em prática a lei existente no município, que obriga os donos de lotes sujos a limparem suas propriedades, sob pena de multa com preços estabelecidos, embora o vereador não tenha mencionado valores referentes à cobrança destas taxas. 

Casa no centro da cidade mostra a gravidade da desobediência da lei
A Lei dos ‘terrenos limpos’ existe desde dezembro de 2005 e foi implantada como Projeto de Lei Complementar pelo ex-prefeito Ugilton Moraes Garcia (PMDB), mas nunca foi colocada em prática. Buzina considerou “uma vergonha” o número exagerado de lotes sujos verificados na cidade, e formulou sua indicação reivindicando a contratação de um fiscal para pesquisar e relacionar os endereços de casas ou terrenos sujos e com matagais para serem roçados, a fim de que a Prefeitura possa exigir dos proprietários a limpeza no prazo determinado de 15 dias, com a previsão inclusive de multas, em caso de desobediência das medidas solicitadas. 

Um segundo item na indicação de Buzina é a ação deste fiscal também no controle dos problemas gerados com animais desgarrados pelas ruas da cidade, que vem crescendo gradativamente, colocando em risco a ordem do trânsito na cidade. A limpeza dos terrenos, conforme debateu Buzina, coincide com a temática da campanha de orientação pública que já vinha sendo difundida pelo Jornal da Região, é eficiente e fundamental para eliminar criadouros do mosquito do Aedes aegypti, bem como evitar pragas como escorpiões e caramujos, que são nocivos à população. 

BUZINA TAMBÉM É “DONO” DA INDICAÇÃO 
DAS CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NA CIDADE
Modelo de câmera de segurança

O vereador e presidente da Câmara Sandro Bernardes, o Sandro Carrero (PMDB) recebeu inúmeras críticas de internautas na mídia social Facebook, especificamente na página Política e Debates Palestina, por causa da indicação que fez ao prefeito para instalar câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade.

Bruno Castor, moderador da página, por exemplo, chegou a questionar o parlamentar o motivo de tal medida em Palestina, apimentando o comentário com a observação de que “nem a câmera da Câmara, instalada na Casa para transmissão online das sessões ordinárias na Internet funciona!”. Houve uma injustiça, inclusive da parte do Jornal da Região na divulgação desta matéria que atribuiu apenas a Sandro Carrero a idéia de tal proposta, sendo que Buzina, companheiro de partido dele, é co-autor da indicação das câmeras. Ou seja, merecedor de elogios e criticas em relação à matéria, que por enquanto, só gerou críticas e ironias.

Depois que esta casa foi mostrada no Jornal da Região tomaram a
iniciativa de pulverizar o quintal com 'mata-mato' e moradores das
proximidades temem que a qualquer momento, alguém coloque fogo
no mato seco, prejudicando os vizinhos e colocando as casas em risco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário