terça-feira, 27 de setembro de 2011

1947, surgia na região a Rádio Clube Tanabi, que completa mais um aniversário dia 28 de setembro


(Por Corrêa Neto) A Rádio Clube de Tanabi foi constituída por Escritura Publica no dia 25 de outubro de 1945 conforme dados obtidos da escritura do Cartório do 3º Ofício de Notas, da cidade e Comarca de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, constante no Livro de nº 052, fls. 127 a 129. Estiveram presente no ato: Paulo Lopes de Castro, residente em Uberlândia – MG; Alexandre Bonini, residente na cidade de Olímpia-SP; Edson Vieira Bernardes, residente em Uberlândia- MG; Egídio Bacalá, residente em Tanabi-SP, e Adib Chueiri, residente em Uberlândia.
No dia 4 de julho de 1947, são aprovadas definitivamente as plantas e a autorização para a implantação da Rádio Clube de Tanabi. Diário Oficial Federal, número 185, pág. 10859. Portaria de número 493, de 4 de julho de 1947.
            Para a inauguração da ZYM4, Rádio Clube de Tanabi, foram realizados dois dias de festas: 27 e 28 de setembro de 1947. O transmissor radiofônico foi inaugurado nesses dois dias de festas.
            No dia 27, a noite, chegou a Tanabi a “Brigada da Alegria”, da Rádio Tupi e da Rádio Difusora de São Paulo. Às 23h00, aconteceu um grande baile, denominado “Uma Noite de Primavera”, e foi oferecido aos diretores da rádio e ao povo da região que vieram para a solene inauguração.
            O baile constituiu-se num extraordinário sucesso, e teve o concurso de duas grandes orquestras que se prolongaram a tocar até altas horas da madrugada. No dia 28, desde as primeiras horas da manhã, grande foi a concentração de pessoas na frente dos estúdios da rádio para assistir à inauguração, às 9h30, com as presenças dos Srs. Bernardo de Felipe, prefeito municipal; Dr. Honorato Bérgamo, promotor de justiça; Dom Lafayette Libânio, Bispo da Diocese de Rio Preto; Pe. José Nunes Dias, Diretor do Ginásio de Monte Aprazível; Pe. Horácio Lembo, Vigário da Paróquia N.S. da Conceição; Amadeu Soares, inspetor regional do Diário de São Paulo; Constantino de Carvalho, diretor e proprietário do Jornal “A cidade”, de Monte Aprazível; Nelson Dias, secretário da prefeitura municipal e, demais autoridades e convidados.
            Após a inauguração, houve um desfile dos alunos do Ginásio Municipal “Fernando Costa”, juntamente com a fanfarra da instituição.  Logo em seguida, foi oferecido um coquetel, seguido de um “show” com os componentes da “Brigada da Alegria”, que veio a Tanabi graças à interferência do Sr. Dr. Ganot Chateaubriand, oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Votuporanga.
            As festas ocorreram no recinto do Cine Rio Branco, e a apresentação esteve a cargo do Sr. Alfredo Nagib, locutor do Rádio Tupí, da cidade de São Paulo. O diretor artístico da Rádio Clube da Tanabi era o Sr. Arnaldo Arnoldi.  
Em fevereiro de 1952, realizou-se no salão do auditório da Rádio Clube de Tanabi o carnaval, animado pela Orquestra “Universal”, do Prof. Sílvio Bertoz.
No ano de 1952, eram transmitidos os seguintes programas: “Sanfonas Mágicas”, “Melodias Românticas”, “Cantores que encantam”, “Luar do Sertão”, “Viajando pela Itália”, Ritmo de Jazz”, “Alma Espanhola”, “No Reino com Baião”, “Chorinho em Desfile”, “Programa da Saudade”, “Alma de Violeiro”, “Para Mim, Para Você”, “No Reino do Baião”, “Momento Sertanejo” (Mestiço e Fabrinho), “Discoteca em Revista”, Programa de estúdio com Sinval Silva, Álvaro Jonas e Waldir Faria, “Canarinho e Beija-Flor”, “Trio Alegre”, “Medeiro e Barbozinha”, “Gerominho e Mineirinho”, “Festa no  Terreiro”, “Luar do Sertão”, Synval Silva e Waldir Faria em “Encontro Pitoresco”. 
Anúncio da Emissora: Atenção aniversariantes, conservem seus rádios ligados à onda sonora da ZYM-4, das 10 às 12 e das 15 às 17 horas, para ouvir as dedicatórias musicais de seus amigos. Rádio Clube de Tanabi – Estúdios e Escritórios à rua Cel. Militão, 372.
            Em dezembro de 1955, é instalado novo transmissor e um novo conjunto de válvulas proporcionando um maior alcance e um som mais nítido. Nessa época, a orientação geral era de José Liebana Torres; na direção comercial, Joaquim Munhoz e, na programação, Venâncio dos Santos.
            No dia 30 de setembro de 1956, foi comemorado o nono aniversário da emissora, um grande baile foi realizado nos salões do Grêmio, com a orquestra “Universal” de Tanabi, do Maestro Sílvio Bertoz, e um “show” com o famoso conjunto vocal da Organização Victor Costa  de São Paulo e Rio de Janeiro: “DEMÔNIOS DA GAROA”.
            No ano de 1956, houve um programa aos domingos chamado “As músicas contam histórias”, um original de Manuel Sobrinho e Elias Barboza, com a participação dos rapazes das Serenatas. 
            No dia 15 de junho de 1956, a Rádio passa a ter novos proprietários: Ayrton Pires Domingues, José Liebana Torres e José Bernardo da Silva. Em fevereiro de 1962, Ayrton Pires Domingues adquire a integral propriedade da emissora.
 Com 100 watts de potência na antena, a ZYM-4 passa a ser ouvida e apreciada numa vasta região que chega abranger os estados vizinhos de Minas e Mato Grosso. Grandes números musicais são feitos pelo Dr. João Batista e Antônio Monteiro (Monteirinho); e as novelas, levadas aos sábados, sob a supervisão de Ary Gilberto, que desempenhava o tríplice papel de autor, diretor e intérprete.
No dia 21 de outubro de 1974, é feita nova alteração no contrato social, a mesma passa a pertencer a Ayrton Pires Domingues e Alonso Belarmino.
Na década de 60, o Sr. Waldemar Machado de Paula (Cel. Machado), eletricista de Tanabi, cria os programas: “Alvorada Sertaneja” e  “Festa de Violeiros”. Grandes “Festivais de Novelas”, uma realização da Colgate Palmolive, foram transmitidos pela emissora, isso em fevereiro de 1970. Em dezembro de 1973, era transmitida a novela “O Destino de Eliza”.   
Pela portaria de número 359, de 24 de março de 1976, do Gabinete do Ministério das Comunicações, a Rádio Clube de Tanabi foi contemplada com a potência de 1.000 watts no período diurno; no lugar dos 100 watts com que contava, passou para a potência de 250 watts no período noturno, e teve sua frequência  auterada de 1550 Khz para 1570 Khz.
Em 12 de abril de 1977, há outra alteração no contrato social acrescentando Cecília Martins Domingues como sendo proprietária.
No dia 24 de setembro de 1984, a Rádio passa a pertencer: Adirley Lustri, Alidéa Aparecida Domingues Lustri e Antônio Pires Domingues. No dia 26 de junho de 2001, passa a pertencer: Adirley Lustri, Alidéa Aparecida Domingues Lustri e Adirley Domingues Lustri. No dia 2 de abril de 2004, é alterado os proprietários passando para: Adirley Lustri e Alidéa Aparecida Domingues Lustri.
Em seu auditório, que continha 200 cadeiras, muitos se apresentaram: Neyde Fraga; Monte Alegre e Osvaldo de Barros, artistas da Rádio Record; Alcides Righetto, cantor –tenor lírico de São Paulo; Nho João,  declamava poesias caipiras; Medeiro; Barbozinha e Leonilda; Mestiço e Fabrinho; Gerominho e Mineirinho; Canarinho e Beija-Flor; Trio Alegre; Sertanejo e Sertãozinho; Genaro – o Tarzan Italiano e Jackson – mimico e transformista de grande qualidades; em suas apresentações, no ano de 1952, tinha desfiles de conjuntos musicais e Pratas da Casa.
            Destacamos a figura de Yolando Guariero Sivieri (Orlandinho da Sanfona). Nasceu em Tanabi no dia 15 de abril de 1923, e faleceu aos 74 anos, no dia 20 de abril de 1997. Trabalhou na Assembléia Legislativa como motorista; como artista, na Rádio Nacional, Record, Capital, Nove de Julho e tantas outras emissoras, e era também compositor de várias músicas. Ultimamente vinha prestando serviços musicais na emissora local, por onde trabalhou por muitos anos.
            A Rádio Clube teve um Teatro denominado de: “Teatro Encantamento”, sob a direção vibrante de Santiago Neto, que veio da rádio Record da cidade de São Paulo.
            Citaremos algumas pessoas que passaram pela Rádio Clube de Tanabi: Arnaldo Arnold, Hélio Soave, Geni de Oliveira, Zito de Oliveira, Antônio João Alves Pereira, Hércules Breseghello, José Torres, Manoel Torres, Moacir Santos, José Maria, Ary Gilberto, Cláudio Torres, Sílvio Caetano, Dr. Hilton de Brito Fabri, Dr. Celso Serafim da Silva, Wilson de Castro, Sebastião Monteiro, Dra. Elta Santana, José de Souza, Waldemar Machado de Paulo, Joaquim Munhoz Hortêncio, Milton Pereira, Jonacir de Carvalho, Euzébio Garcia, Dr. Benedito Carlos Maciel, Rubens da Silva Maneiro, Prof. José Francisco Garcia Diniz, Jorge Saad... No programa da “Ave Maria”, passaram as seguintes pessoas de 1947 a 1951: Prof. José de Souza, José Alberto de Paula, Dra. Elta Santa, Maria Luiza Batista da Silva, Prof. Álvaro Frederico, Profa. Araci Nogueira Ribeiro, Orides Mariano, Profa. Ivete Favaron.  




Mais dados históricos sobre a emissora que já fez 

parte da Cadeia Verde e Amarela d Rádio 

Bandeirantes de São Paulo (Equipe de Fiori Giglitti)

(Colaboração do professor Térsio Mazza)


         Foi fundada sob os auspícios de Lázaro Alves Ferreira (em setembro de 1951, mudou-se de Tanabi, para a cidade de Dourados, Mato Grosso; o primeiro trator que adentrou o município de Tanabi, foi adquirido por Lázaro) , Filogônio Afonso dos Santos e José Pinheiro de Arruda.


ATA DE INAUGURAÇÃO E BÊNÇÃO DA RÁDIO CLUBE DE TANABI

Aos vinte e oito dias do mês de setembro de mil novecentos e quarenta e sete, presentes altas autoridades civis e eclesiásticas, foi procedida por Sua Excelência, Revmo. Dom. Lafayette Libânio, D.D. Bispo de São José do Rio Preto – SP, a bênção dos estúdios da Rádio Clube de Tanabi LTDA., e da imagem de Cristo, aposta à parede da sala principal desta emissora. As autoridades e o povo felicitam Tanabi por essa brilhante conquista e cumprimentam efusivamente os Diretores dessa organização, fadada aos maiores triunfos.

Assinam os senhores: Dom. Lafayette Libânio, Honorato Bergamo, Bernardo de Felipe, João de Mello Macedo, Manuel Garcia de Oliveira, Mário Mendes Ferreira, Pe. Horácio Lembo, Sebastião Arroyo, Fernando Benfatti, Nelson Dias, Dr. José Nunes, Constantino de Carvalho, José Ferreira Netto, Vittório Benfatti, Antônio Claro de Oliveira, Sadala Mansur Sfair, Felipe Liebana Torres, Sarkis Chain, Guido Salvador Tubertini, Aurea Affonso dos Santos, Therezinha Vieira, Rui de Mello Pereira, Amerquis Julio Ferreira, Eleutério Rodriguez Oliveira, João Batista Furquim Lambert, Luiz Belarmindo, Alfredo Nagib, Arnaldo G. Arnoldi, Dr. José Luiz da Cunha, Calisto Cezário Abelamis, João Pratariero, Lázaro B.C. Leite, Dr. Celestino de Almeida, Iracema Galli, Vera Cruz Ramalho de Mendonça, Izaléa Abreu Silva, Alcebíades Fontana, Carlos Nogueira de Freitas, Pedro Monte Alverne de Assis, Jovelino Manzoni, Zizi Leonardo, Dirce Guimarães, Herotides Guimarães, Ruth B. Arruda, Paschoal Nucci, Lais do Carmo Leonardo, José Liebana Torres, Ayrton Pires Domingues, Toyohico Okay, João de Siqueira, Nuncia Lupo de Siqueira, Luzia Lupo Martine, Antônio Inácio dos Santos, João Roberto Ferráz de Lima, Moacyr Sóssio Terra, Walter Benetti, Anunciata Costa Benetti, Antônio Trujillo, Domingos Lúcio de Vasconcelos, Ernesto Soledade, Nelson Camargo, Rubens Perussi, Atayde Barbosa do Amaral, João Liebana Torres e Bechara Nassar.



ATA DA POSSE DA DIRETORIA DA RÁDIO E SEUS FUNCIONÁRIOS

Ao primeiro dia do mês de outubro de um mil novecentos e quarenta e sete, nesta cidade de Tanabi, à Rua Coronel Joaquim da Cunha, trezentos e vinte, no escritório da Rádio Clube de Tanabi, às vinte horas e trinta minutos, realizou-se com presença do Diretor Presidente, o Sr. Lázaro Alves Ferreira; Diretor Gerente, o Sr. José Pinheiro Arruda e os senhores: Arnaldo G. Arnoldi, Ayrton Pires Domingues, Luiz Facipieri, José L. Torres, Nicolau Almeida Rayel, Toychico Okay e Francisco Ferreira, funcionários desta emissora, a primeira reunião. Na mesma ficou decidido o seguinte: O Senhor Ayrton Pires Domingues é o único responsável pela mesa de controle, sendo seu substituto legal em sua ausência o senhor Francisco Ferreira. Todo e qualquer defeito notado no aparelho o senhor Ayrton como está acima descrito é o único responsável. O funcionamento da mesa de controle fora do horário só poderá ser feito pelo senhor Luiz Facipieri. Todo e qualquer reparo é feito somente pelo dito senhor. Na ausência dos operadores, o substituto será o nomeado previamente pelos diretores desta emissora. No período de funcionamento, todas as portas devem estar fechadas, quando não, com pena de multa, e os funcionários cada qual em seu setor de trabalho. O Senhor José L. Torres, está encarregado de datilografar os programas diários, selecionados pelo Sr. Ayrton Pires Domingues que é ainda responsável pela discoteca. Caso algum outro funcionário deseje retirar alguma gravação, é óbvio que tenha a devida autorização do Sr. Ayrton. No ato da entrega, a dita gravação deve ser entregue ao responsável e não colocada pela mesmo, no discotecário. Os locutores com que a Rádio Clube pode contar, com o seu labor, são os senhores: Arnaldo G. Arnoldi e José L. Torres, sendo os demais meros colaboradores. Por sua vez, o senhor Arnaldo deve estabelecer o horário para locutores e programar um concurso para o mesmo cargo, o mais breve possível. Doravante, não tolerar-se-á, atritos constantes entre os senhores Arnaldo e Ayrton assim como entre demais funcionários. O senhor Arnaldo é o redator desta emissora sendo o seu substituto o senhor José Pinheiro Arruda. Todo e qualquer movimento fora de seu respectivo setor de trabalho, o funcionário deve ter a autorização dos diretores desta emissora. Afim de evitar consequências nefastas, o único responsável pelos pedidos musicais do Programa Melodias Favoritas, é o senhor Torres que deverá prestar contas com o senhor Arruda, diariamente. Em sua ausência o substituto será por si, designado. As chaves da porta principal ficarão com os senhores Arruda e Arnaldo, e lateral, Sr. Ayrton. Nada mais tendo a tratar, foi encerrada a sessão. Tanabi, primeiro de outubro de um mil novecentos e quarenta e sete.   

            No dia 4 de julho de 1947, são aprovadas definitivamente as plantas e a autorização para a implantação da Rádio Clube de Tanabi. Diário Oficial Federal, número 185, pág. 10859. Portaria de número 493, de 4 de julho de 1947.
            Para a inauguração da ZYM4, Rádio Clube de Tanabi, foram realizados dois dias de festas: 27 e 28 de setembro de 1947. O transmissor radiofônico foi inaugurado nesses dois dias de festas.
            No dia 27, a noite, chegou a Tanabi a “Brigada da Alegria”, da Rádio Tupi e da Rádio Difusora de São Paulo. Às 23h00, aconteceu um grande baile, denominado “Uma Noite de Primavera”, e foi oferecido aos diretores da rádio e ao povo da região que vieram para a solene inauguração.
            O baile constituiu-se num extraordinário sucesso, e teve o concurso de duas grandes orquestras que se prolongaram a tocar até altas horas da madrugada. No dia 28, desde as primeiras horas da manhã, grande foi a concentração de pessoas na frente dos estúdios da rádio para assistir à inauguração, às 9h30, com as presenças dos Srs. Bernardo de Felipe, prefeito municipal; Dr. Honorato Bérgamo, promotor de justiça; Dom Lafayette Libânio, Bispo da Diocese de Rio Preto; Pe. José Nunes Dias, Diretor do Ginásio de Monte Aprazível; Pe. Horácio Lembo, Vigário da Paróquia N.S. da Conceição; Amadeu Soares, inspetor regional do Diário de São Paulo; Constantino de Carvalho, diretor e proprietário do Jornal “A cidade”, de Monte Aprazível; Nelson Dias, secretário da prefeitura municipal e, demais autoridades e convidados.
            Após a inauguração, houve um desfile dos alunos do Ginásio Municipal “Fernando Costa”, juntamente com a fanfarra da instituição.  Logo em seguida, foi oferecido um coquetel, seguido de um “show” com os componentes da “Brigada da Alegria”, que veio a Tanabi graças à interferência do Sr. Dr. Ganot Chateaubriand, oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Votuporanga.
            As festas ocorreram no recinto do Cine Rio Branco, e a apresentação esteve a cargo do Sr. Alfredo Nagib, locutor do Rádio Tupí, da cidade de São Paulo. O diretor artístico da Rádio Clube da Tanabi era o Sr. Arnaldo Arnoldi.  
Em fevereiro de 1952, realizou-se no salão do auditório da Rádio Clube de Tanabi o carnaval, animado pela Orquestra “Universal”, do Prof. Sílvio Bertoz.
No ano de 1952, era transmitidos os seguintes programas: “Sanfonas Mágicas”, “Melodias Românticas”, “Cantores que encantam”, “Luar do Sertão”, “Viajando pela Itália”, Ritmo de Jazz”, “Alma Espanhola”, “No Reino com Baião”, “Chorinho em Desfile”, “Programa da Saudade”, “Alma de Violeiro”, “Para Mim, Para Você”, “No Reino do Baião”, “Momento Sertanejo” (Mestiço e Fabrinho), “Discoteca em Revista”, Programa de estúdio com Sinval Silva, Álvaro Jonas e Waldir Faria, “Canarinho e Beija-Flor”, “Trio Alegre”, “Medeiro e Barbozinha”, “Gerominho e Mineirinho”, “Festa no  Terreiro”, “Luar do Sertão”, Synval Silva e Waldir Faria em “Encontro Pitoresco”. 
Anúncio da Emissora: Atenção aniversariantes, conservem seus rádios ligados à onda sonora da ZYM-4, das 10 às 12 e das 15 às 17 horas, para ouvir as dedicatórias musicais de seus amigos. Rádio Clube de Tanabi – Estúdios e Escritórios à rua Cel. Militão, 372.
            Em dezembro de 1955, é instalado novo transformador e um novo conjunto de válvulas proporcionando um maior alcance e um som mais nítido. Nessa época, a orientação geral era de José Liebana Torres; na direção comercial, Joaquim Munhoz e, na programação, Venâncio dos Santos.
            No dia 30 de setembro de 1956, foi comemorado o nono aniversário da emissora, um grande baile foi realizado nos salões do Grêmio, com a orquestra “Universal” de Tanabi, do Maestro Sílvio Bertoz, e um “show” com o famoso conjunto vocal da Organização Victor Costa  de São Paulo e Rio de Janeiro: “DEMÔNIOS DA GAROA”.
            No ano de 1956, houve um programa aos domingos chamado “As músicas contam histórias”, um original de Manuel Sobrinho e Elias Barboza, com a participação dos rapazes das Serenatas. 
            No dia 15 de junho de 1956, a Rádio passa a ter novos proprietários: Ayrton Pires Domingues, José Liebana Torres e José Bernardo da Silva. Em fevereiro de 1962, Ayrton Pires Domingues adquire a integral propriedade da emissora.
 Com 100 watts de potência na antena, a ZYM-4 passa a ser ouvida e apreciada numa vasta região que chega abranger os estados vizinhos de Minas e Mato Grosso. Grandes números musicais são feitos pelo Dr. João Batista e Antônio Monteiro (Monteirinho); e as novelas, levadas aos sábados, sob a supervisão de Ary Gilberto, que desempenhava o tríplice papel de autor, diretor e intérprete.
Na década de 60, o Sr. Waldemar Machado de Paula (Cel. Machado), eletricista de Tanabi, cria os programas: “Alvorada Sertaneja” e  “Festa de Violeiros”. Grandes “Festivais de Novelas”, uma realização da Colgate Palmolive, foram transmitidos pela emissora, isso em fevereiro de 1970. Em dezembro de 1973, era transmitida a novela “O Destino de Eliza”.   
Pela portaria de número 359, de 24 de março de 1976, do Gabinete do Ministério das Comunicações, a Rádio Clube de Tanabi foi contemplada com a potência de 1.000 watts no período diurno; no lugar dos 100 watts com que contava, passou para a potência de 250 watts no período noturno, e teve sua potência aumentada de 1550 Khz para 1570 Khz.
            Em seu auditório, que continha 200 cadeiras, muitos se apresentaram: Neyde Fraga; Monte Alegre e Osvaldo de Barros, artistas da Rádio Record; Alcides Righetto, cantor –tenor lírico de São Paulo; Nho João,  declamava poesias caipiras; Medeiro; Barbozinha e Leonilda; Mestiço e Fabrinho; Gerominho e Mineirinho; Canarinho e Beija-Flor; Trio Alegre; Sertanejo e Sertãozinho; Genaro – o Tarzan Italiano e Jackson – mimico e transformista de grande qualidades; em suas apresentações, no ano de 1952, tinha desfiles de conjuntos musicais e Pratas da Casa.
Fiori Gigliotti morreu, mas deixou saudade.
A RCT, em cadeia com a Bandeirantes, era
afiliada ao Escrete do Rádio da maior equipe
esportiva do Brasil da década de ouro do rádio,
retransmitindo jogos do Brasil em Copas Mundiais
            Destacamos a figura de Yolando Guariero Sivieri (Orlandinho da Sanfona). Nasceu em Tanabi no dia 15 de abril de 1923, e faleceu aos 74 anos, no dia 20 de abril de 1997. Trabalhou na Assembléia Legislativa como motorista; como artista, na Rádio Nacional, Record, Capital, Nove de Julho e tantas outras emissoras, e era também compositor de várias músicas. Ultimamente vinha prestando serviços musicais na emissora local, por onde trabalhou por muitos anos.
            A Rádio Clube teve um Teatro denominado de: “Teatro Encantamento”, sob a direção vibrante de Santiago Neto, que veio da rádio Record da cidade de São Paulo.
            Citaremos algumas pessoas que passaram pela Rádio Clube de Tanabi: Arnaldo Arnold, Hélio Soave, Geni de Oliveira, Zito de Oliveira, Antônio João Alves Pereira, Hércules Breseghello, José Torres, Manoel Torres, Moacir Santos, José Maria, Ary Gilberto, Cláudio Torres, Sílvio Caetano, Dr. Hilton de Brito Fabri, Dr. Celso Serafim da Silva, Wilson de Castro, Sebastião Monteiro, Dra. Elta Santana, José de Souza, Waldemar Machado de Paulo, Joaquim Munhoz Hortêncio, Milton Pereira, Jonacir de Carvalho, Euzébio Garcia, Dr. Benedito Carlos Maciel, Rubens da Silva Maneiro, Prof. José Francisco Garcia Diniz, Jorge Saad...


Colaboração de Serginho Roncolato, iniciante de radiojornalismo e jornalismo esportivo nos microfones da ZYM4 em 1978 (que enfeita as matérias apenas com
as ilustrações de fotos. Créditos e direitos reservados à Rádio Clube Tanabi e
arquivo vivo da Bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário