![]() |
Prefeita Bel convoca sessão extraordinária para apreciação de três projetos polêmicos |
(Redação Serginho Roncolato, Jornal da Região) - O estreante vereador Dida- Gésio Reis da Costa Viveiros (PDT), da coligação oposicionista ‘Unidos por Tanabi’, surpreendeu seus parceiros de grupo nas duas sessões extraordinárias ocorridas na tarde de sexta-feira (11/01), convocadas em caráter de urgência pela prefeita Bel Repizo (PT), ao votar em favor dos Projetos de Lei Complementares 001/002 e 003/2013, de autoria da própria chefa do Executivo, para a criação de cargos públicos na Prefeitura e de mais duas secretarias municipais: a de Serviços Gerais e a da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
7 VOTOS CONTRA 4
O Projeto de Lei Complementar nº 001/2013, que cria novos cargos públicos e altera a referência salarial de todos os cargos já existentes na Prefeitura Municipal de Tanabi, e o 002/2013, que institui a secretaria de Serviços Gerais, foram aprovados por 7 votos a 4, computando o voto de Dida aos dos seis vereadores situacionistas: João Ribeiro (PMDB), Dorival Rossi (PSC), Enedino Paulo Delfino (PPL), Fabrício Missena (PT), Rose de Paula - (PT)- suplente em exercício (em lugar de Tatá, afastado), e Orlandinho Escriboni - (PMDB), outro suplente em exercício (que entrou com o afastamento de Nivaldo Evangelista (PR) , o vereador mais votado com 919 votos).
8 VOTOS CONTRA 3
O oposicionista Ademar Raimundo Garcia - Demá (PV), votou favoravelmente apenas no Projeto de Lei Complementar para a criação da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, justificando que por ser do Partido Verde, não poderia contrariar os princípios ideológicos de sua legenda, que é trabalhar em favor de recursos ambientalistas. O resultado da votação deste projeto, portanto, foi de 8 a 3.
Desconsiderando o preceito partidário de Demá do PV, e a atuação imprevisível de Dida do PDT (favorável aos três projetos da prefeita), os vereadores Adalto Donizeti Magri, o Cocó (PSDB), Marcos Paulo Felício Mazza (DEM) e Valdir José Uchoa (PPS), considerados ‘antagônicos radicais’ do governo municipal petista, votaram contra aquilo que a prefeita especificou nas matérias de fator essencial para a “estrutura administrativa municipal”
SUPLENTES ASSUMEM VAGAS DE DOIS AFASTADOS E PARTICIPAM DA SESSÃO COM VOTAÇÃO POLÊMICA
Os vereadores Ademir Lopes da Silva, o Tatá (PSC), 8.º lugar nas eleições de outubro com 624 votos e Nivaldo Evangelista de Almeida, o Nivaldinho (PR), o mais votado de 2012 com 919 votos, pediram afastamento dos cargos legislativos para assumirem pastas distintas na administração petista de Tanabi. Tatá retorna para a Secretaria do Esporte (pela terceira vez assume a mesma pasta), e Nivaldinho será o responsável pela cobiçada Secretaria da Saúde.
O presidente da Casa, João Ribeiro (PMDB, oficializou as posses dos suplentes Orlando Escriboni Neto (PMDB), ex-vereador e 15.º colocado no pleito do ano passado com 420 votos. A outra empossada foi a professora Rose de Paula (PT), 14.ª posição com 466 votos, que também atingiu votação que a deixou durante o último mandato como suplente petista, mas que não teve oportunidade de assumir uma cadeira no legislativo. É a terceira mulher na história política tanabiense a se eleger vereadora na cidade, e por coincidência, todas professoras. A primeira foi Zulmira Mattos Miziara, no mandato de 1989 a 1992 (ela é tia do ex-prefeito José Francisco) e a outra, Leila Bechara, de2005/2008 (irmã do ex-vereador por três mandatos, Jorgito Bechara – empresário da Indústria de Móveis Bechara).
OPOSIÇÃO ESTUDA POSSÍVEL IRREGULARIDADE DE ORLANDINHO
![]() |
Escriboni assina formalmente sua posse na Câmara após aceitar pasta na Prefeitura |
O grupo oposicionista à prefeita Bel Repizo (PT), denunciará no início desta semana, no MP- Ministério Público, a possibilidade de o vereador Orlandinho Escriboni ter praticado, propositalmente, um ato antirregimental, inconstitucional ou ilegal, podendo ser enquadrado em algum crime político ainda sem definição específica. Escriboni assumiu na tarde de sexta-feira (11/01), a vaga de vereador, mesmo tendo sido convocado e empossado pela chefa do Executivo, na manhã do dia anterior (10/01), na Prefeitura, o cargo de secretário da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Ocorre que esta secretaria ainda não existia, e só foi criada no dia seguinte, inclusive com seu voto favorável, pois compareceu para tomar posse do cargo de parlamentar titular. Se o compromisso dele com a prefeita Bel Repizo se cumprir, ele deverá deixar a Câmara e também o salário de cerca de R$ 4 mil mensais (como parlamentar), para ser melhor remunerado com vencimentos de R$ 5.500,00 em números aproximados, pagos pelo cargo de secretário municipal no primeiro escalão administrativo de Tanabi. Se abandonar o cargo que assumiu na sexta-feira, na Câmara, entrará em seu lugar o ex-vereador Luís Antonio Tonine, o Zanana (PMDB), 18.º colocado nas eleições de outubro com 372 votos.
DISCURSO DE ORLANDINHO ESCRIBONI (SEGUNDO SITE DA CÂMARA)
Após assumir o cargo de secretário municipal (divulgado no site oficial da Prefeitura) e também o de vereador no dia seguinte (registrado no site da Câmara), Escriboni fez o seguinte discurso, divulgado pelo assessor de imprensa do Legislativo, no site oficial: “Para mim é motivo de orgulho voltar para esta Casa onde o povo é representado democraticamente. Continuo com os mesmos projetos e desafios ajudar a zona rural e os sitiantes, mas sem esquecer da zona urbana. Para mim não faz diferença entrar como suplente ou não, o que eu quero é trabalhar pelo nosso município”.
DISCURSO DE ROSE DE PAULA E OUTRAS INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
![]() |
Rose torna-se a 3.ª vereadora na cidade, que passa a ter, também, a 1.ª prefeita eleita |
Prossegue, no site da Câmara Municipal, o registro oficial da posse dos dois suplentes, em redação de Fernando Julião (jornalista e assessor da Casa):
- A professora Rose desenvolve grandes trabalhos na cidade e disputou uma vaga no legislativo pela terceira vez. “Serei a terceira mulher a assumir uma vaga no legislativo, estou esperançosa e vamos desenvolver um trabalho sério e competente na Casa. Estarei sempre disposta a ouvir e conversar com a população. Eleição é difícil e cada vez que passamos por uma a próxima se torna um desafio ainda maior. Mas queremos ajudar a prefeita a desenvolver seu programa de governo”.
POSSE
A posse dos vereadores suplentes se dá normalmente, exceto que pode ser realizada em uma sala com vereadores, familiares e eleitores. O presidente pede que o Edil faça o juramento, logo após é feita a leitura do Termo de Posse e o vereador assina. (Encerra a informação compilada pela nossa reportagem, do site da Câmara Municipal de Tanabi).
VEREADORES E PARTIDOS DO GRUPO DA SITUAÇÃO
“Tanabi no rumo certo” (Grupo dos partidos PT, PMDB, PPL, PSC, PR, PCdoB e PPS)
Dorival Rossi (PSC)
Enedino Paulo Delfino (PPL)
Fabrício Missena (PT)
João Ribeiro (PMDB)
Rose de Paula - (PT)- suplente em exercício
Orlandinho Escriboni - (PMDB)- suplente em exercício
VEREADORES E PARTIDOS DO GRUPO DA OPOSIÇÃO
“Unidos por Tanabi” (Grupo dos partidos PSDB, PDT, DEM, PSB, PV, PSD E PTB)
Ademar Raimundo Garcia - Demá (PV)
Adalto Donizeti Magri - Cocó (PSDB)
Gésio Reis da Costa Viveiros - Dida (PDT)
Marcos Paulo Felício Mazza (DEM)
Valdir José Uchoa (PPS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário