DEPOIS DA FISCALIZAÇÃO DA PÁSCOA, IPEM
INSPECIONA VENDAS PARA O DIA DAS MÃES
![]() |
Em caso de irregularidades Procon aplicará multas e recolherá profutos |
INFORMAÇÕES NAS EMBALAGENS
Além do laboratório de Rio Preto os produtos serão examinados em mais sete setores estratégicos de São Paulo: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e a própria capital, para verificar se o conteúdo dos itens cosméticos e de higiene, como produtos destinados ao corpo, mãos, face, perfumes, maquiagem, dentre outros, é o mesmo que o indicado na embalagem.
Em relação aos produtos têxteis, os fiscais checarão as medidas de toalhas de mesa e banho, panos de prato, lençóis sem elástico, fronhas, mantas, etc.
Nos laboratórios da Capital, Presidente Prudente e São José dos Campos, técnicos do Procon farão exames para verificar também se a qualidade da informação prestada pelos fornecedores ao consumidor na embalagem dos produtos está correta e adequada. Neste caso, as empresas podem ser autuadas e responder a processo administrativo.
VALOR DAS MULTAS
Caso sejam encontradas irregularidades pelo Ipem-SP, a empresa é autuada e tem 10 dias para apresentar a defesa ao instituto. A multa varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentou nota fiscal do produto, ele assume total responsabilidade sobre possíveis erros.
O superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula, comenta o motivo da operação. “Ipem e Procon estão unidos nessa ação especial para garantir que os presentes de Dia das Mães estejam corretos tanto em relação à informação quanto à quantidade de produto. Ao final, divulgamos o resultado das empresas irregulares para que o consumidor fique atento e possa fazer suas compras com mais tranqüilidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário